REMINISCÊNCIAS DE UMA VIDA

Luiz Carlos Esteves Andreu


São muitas as histórias de amor que dariam um bom romance. Porém, sem alguém para contá-las, acabam reduzidas a memórias individuais, aos poucos esgarçadas pelo tempo. O que sobra é só um diálogo interior com um passado desbotado.

Felizmente, para o casal deste livro e para nós, que o lermos, o professor e advogado Luiz Carlos Esteves Andreu soube transformar em literatura os cinquenta anos de amor que viveu ao lado da também professora Mércia Dolores. E os transformou em um romance que conta não só a história deles. Mas é também um retrato, elaborado com todos os detalhes necessários e com as doses exatas do claro e escuro, de um relacionamento tão longo quanto feliz - por isso mesmo, uma relação que soube se fortalecer com os problemas vividos.

"Reminiscências de uma vida" retrata, com fidelidade, a sociedade nas pequenas cidades do interior de São Paulo nos anos 50 e 60 do século passado. Descreve os preconceitos e as dificuldades que a sociedade impunha (impunha?) a quem tem uma origem diferente. E como o amor entre dois jovens consegue superar isso tudo e sobreviver ao tempo como se este nem tivesse passado.



O autor



Luíz Carlos Esteves Andreu nasceu em José Bonifácio, SP, em 18 de dezembro de 1940, filho de Manoel Esteves Dias e Maria Rosa Andreu Abelanea. Cursou o ensino fundamental, o ensino médio e as faculdades de História e de Direito na cidade de Tupã, e de Pedagogia em Dracena. Trabalhou como fotógrafo e professor de ensino médio em Tupã. Em 1962 mudou-se para Tupi Paulista, onde trabalhou como professor de ensino médio, assistente de diretor, diretor de escola e advogado. Foi diretor de escola em Teodoro Sampaio, e agente fiscal de rendas em Dracena, São José do Rio Preto e São Paulo. Casado desde 1964 com Mércia, com quem tem três filhos: Márcia Denise, Elisa Regina e Rodrigo. Atualmente está aposentado, residente em São José do Rio Preto, e tem como hobby curtir os netos Elisinha, Milena, Pedro Cezar, Vitória, Neto e Ana Luiza, e a bisneta Rebecca, além de escrever e construir réplicas, em madeira, de carros antigos.

Share by: