O SIMBOLISMO ANIMAL
NA OBRA DO PADRE MANUEL BERNARDES
Alfredo Leme Coelho de Carvalho
Escritas há mais de 300 anos, as obras de Manuel Bernardes exerceram uma atração irresistível sobre o espírito pesquisador do professor Alfredo Leme Coelho de Carvalho. Ele analisou em detalhes a forma como Bernardes usou diferentes animais para expor e reforçar suas ideias. Em seguida, o professor ampliou sua busca, transcrevendo de outros autores palavras que complementavam suas exposições.
A pesquisa rendeu, em 1995, a primeira edição de "O Simbolismo Animal na Obra dos Padre Manuel Bernardes, com o estudo de dez deles. Vinte e dois anos depois, surge esta nova edição, revista e ampliada, com o estudo de 31 animais.
Infelizmente, é uma edição póstuma. Os originais já estavam revisados e prontos, mas o professor, que completaria 86 anos em 19 de maio de 2018, não chegou a ver o livro publicado. Por isso essa homenagem, prestada por Vera Lúcia Cafalli, companheira de longa data, que teve o privilégio de se empenhar em realizar o sonho dele.
O autor
Alfredo Leme Coelho de Carvalho, professor e escritor, nasceu em 19 de maio de 1932 em São José do Rio Preto, onde faleceu em 6 de maio de 2017.
Lecionou em três Universidades: UNESP de São José do Rio Preto, Federal da Paraíba e Federal de Alagoas.
Foi diretor do Ibilce/UNESP, e presidiu a Associação Brasileira de Professores Universitários de Literatura Americana, Literatura e Língua Inglesa.
Membro da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura (cadeira número 2), publicou vários livros considerados referência para outros professores, além de artigos em revistas especializadas.