ANGELIM 

Benito Beolchi



"Angelim - Contos, Poesias e Crônicas" reúne décadas de dedicação à cultura, traduzidas em formas literárias variadas, em que só não muda o prazer da leitura.

Contista capaz de dominar narrativas curtas e surpreendentes, ou longas e enternecedoras, Benito Beolchi é também um poeta que percorre com destreza tanto os excitantes limites do soneto quanto a liberdade dos versos isentos de rima e métrica.

Sua face mais conhecida é a de cronista: durante anos brindou com seus textos os leitores do extinto jornal "A Notícia". As crônicas talvez sejam a melhor comprovação da habilidade de Benito Beolchi no trato com as palavras.

Escritas um quarto de século atrás, sobre temas de um cotidiano desaparecido, continuam ainda muito agradáveis. Trazem a marca da boa literatura, que sempre ultrapassa os tempos em que é produzida. E sobrevive, para o deleite de gerações futuras. 



O autor



Benito Beolchi, neto de italianos migrados para o Brasil no século XIX, nasceu em Cedral, em 10 de junho de 1930. Graduou-se em Odontologia em 1954, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara. Iniciou a vida profissional, como clínico geral em sua cidade natal, mas pouco depois mudou-se para São José do Rio Preto, dedicando-se à Periodontia. Foi um dos fundadores da regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

Culto e apaixonado por literatura, Benito Beolchi publicou crônicas durante vários anos no extinto jornal "A Notícia". A maioria delas está neste livro, assim como poesias e contos - gênero em que o autor continua exercendo seu fascínio pelas letras.

Share by: