Mandela, Madiba, Tata, um homem sábio.

Nem sempre serve de consolo, mas tem sido assim ao longo da história.

Só especialistas lembram o nome dos acusadores de Sócrates, que foi condenado à morte. Cristo continua vivo para grande parte da humanidade e é exemplo para muitos, mesmo quando não cristãos. Thomas Morus foi decapitado, mas não sabemos o nome de seu carrasco e ignoramos que rei ordenou sua morte. Guardamos os nomes de inúmeros mártires, mas não o nome de seus torturadores.

O caso de Mandela é excepcional. Preso por 27 anos, submetido a trabalhos forçados, o advogado que defendia negros e que se tornou guerrilheiro, sobreviveu a tudo e a todos. Morreu aos 95 anos, deixando uma imagem raríssima entre homens públicos. Ele próprio riria se dissessem que não tinha defeitos, mas é certo que suas qualidades – suas tentativas, como talvez dissesse – de acertar foram superiores a seus equívocos eventuais.

Esse homem de sorriso generoso soube representar a população negra e subjugada de seu país, mas, ao chegar à presidência, não se fartou com o poder, não assumiu ares de líder dos povos, não deu as costas às ideias que sempre defendeu, recusou-se a se perpetuar no poder. E também não se tornou um anjo vingador.

Ele alertava que não era santo, mas era sem dúvidas um homem sábio.

Soube conduzir seu país a um reencontro com seu destino. Como é óbvio, a África do Sul não se converteu depois dele num paraíso, mas é agora um país capaz de respeitar a todos sem distinção de raça ou cor da pele. As conquistas continuam, sobretudo o orgulho, partilhado por negros e brancos, de serem sul-africanos.

E, para além de tudo que fez, resta para sempre o exemplo de seus atos e de suas palavras. Nós brasileiros, que somos agredidos, entre outras coisas, pelo caráter tatibitate dos pronunciamentos de nossos dirigentes, temos que reverenciar Mandela e aprender com ele. Por isso selecionei algumas frases que mostram seu caráter, suas convicções e mesmo seu humor. Afinal, ele sorria sempre.

Frases de Nelson Mandela

“Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.

“Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado.

“Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando.

“Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo.”

“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.

“Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,  inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros.

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

“Nenhum poder na Terra é capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar sua liberdade.

“Lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Cultivei ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver para alcançar.

“Deveríamos levar a sério nossas próprias experiências e desempenho. Em um mundo cínico, nós nos tornamos inspiração para muitos.

“Uma questão que me preocupava profundamente na prisão era a falsa imagem que eu projetei involuntariamente para o mundo exterior; de ser visto como um santo.

(Roberto Gomes, 10/12/2013)